top of page
e08036_a3d60cb56bc548ed8e5d3691509850fe~mv2.jpeg

Consulta especializada

Queda de cabelo não é tudo igual! Existem mais de 200 tipos de alopecia e é por isso que consultar-se com um dermatologista especialista em cabelos faz toda diferença para obter um diagnóstico correto e , assim, ter sucesso no tratamento.

Para ter expertise nas doenças dos cabelos e couro cabeludo e entregar o melhor resultado aos seus pacientes, a Dra Simone realizou, após concluir sua residência médica em Dermatologia, o fellowship na Clínica Dra Giselle Martins (Professora e Pesquisadora da Universidade de Miami), em Porto Alegre-RS; onde, anualmente,embarca para imersão de atualizações.

Fotofinder (vídeotricoscopia digital)

Aqui na clínica realizamos a Tricoscopia também em vídeo: VideoTricoscopia digital, utilizando o FotoFinder®: aparelho referência mundial em tecnologia dermatológica.  Ele é uma espécie de mapeamento do couro cabeludo, com registro e armazenamento das imagens captadas, com um aumento de até 140x.

Pedimos ao paciente que reserve cerca de 40 minutos na sua agenda, pois realizamos o exame em todo couro cabeludo, e não só da região de queixa do paciente. Isso é importante para detecção de diagnóstico precoce, onde o paciente pode não ter sintomas visíveis ainda. 

fotofinder simone asfora_edited.jpg
fotofinder
biopsia-couro-cabeludo-Simone Asfora0.jpg

Biópsia do couro cabeludo

A biópsia do couro cabeludo é um procedimento indicado quando mesmo a partir da associação da consulta especializada + análise dos fios perdidos + Fotofinder e exames laboratoriais; ainda são necessários maiores esclarecimentos diagnósticos. Com a biópsia, é possível analisar e quantificar em detalhes as unidades foliculares extraídas. 

O procedimento é realizado em consultório, com anestesia local. Após a retirada do fragmento de apenas 4mm do couro cabeludo, ele é enviado para análise pelo médico patologista especializado em doenças do couro cabeludo. A capacitação deste último profissional faz toda a diferença no resultado do laudo!

Laser SL (Laser Fracionado Não Ablativo)

O laser fracionado melhora a qualidade da haste capilar, estimula o fluxo sanguíneo do couro cabeludo e favorece a melhora da ancoragem do fio. Desta forma, ele consegue dar mais volume ao cabelo,  através de aumento da massa capilar formada.

Além disso, entrega energia para estimular o folículo piloso voltar a crescer, visando aumentar, também, a quantidade de fios formados. Seu uso foi liberado pelo FDA em 2007 para o sexo masculino e em 2011 para mulheres.

Por ser fracionado, o laser SL tem a capacidade de realizar microaberturas na pele que fazem as medicações penetrarem até 320 vezes mais. Esse aumento de entrega da droga é chamado Drug Delivery.  O número de sessões varia conforme o estágio da alopecia/calvície. O número de sessões varia conforme o estágio da alopecia/calvície e o intervalo entre as sessões pode variar de 1 até 4 vezes ao mês.

laser fracionado.jpg
Infusao-de-medicacoes-no-couro-cabeludo-1024x683.jpg

MMP®  (Microinfusão de Medicamentos na Pele)

Método onde as medicações são aplicadas diretamente no couro cabeludo, através de um instrumento com microagulhas. A absorção dos medicamentos ocorre de forma mais rápida, uniforme e precisa, pois através deste equipamento é possível controlar profundidade da penetração dos ativos . O número de sessões varia conforme o estágio da alopecia/calvície e o intervalo entre as sessões é de 30 dias

Laser Vermelho ou LLLT ( Low Level Laser Therapy)

O laser vermelho atua no couro cabeludo estimulando o crescimento dos fios e a circulação sanguínea local, melhorando a qualidade, força e espessura. É indicado para calvície masculina e feminina ou mesmo para quedas de cabelo causadas por outros motivos, como pós COVID-19, pós-parto, estresse, alterações hormonais, etc. Também é muito utilizado para otimizar o resultado logo após um transplante capilar.

LLLT(laservermelhi).jpeg
Simone Asfora_ crédito .jpg

Fototerapia (UVB banda estreita)

A fototerapia faz uso de exposições controladas e repetidas à radiação ultravioleta do tipo B. Ela é indicada para o tratamento de diversas condições auto-imunes (psoríase, eczema atópico, vitiligo). O procedimento possui ação anti-inflamatória e pode ser realizado de duas a três vezes por semana; cada sessão dura poucos minutos. 

Infiltração (Corticoterapia Intralesional)

Opção de tratamento para alguns tipos de alopécia, mas também  para cicatrizes e quelóides; a infiltração de corticóide é realizada através da injeção do medicamento no local afetado , em pontos de atividade da doença , que são mapeados previamente pelo exame Tricoscopia.

Em pacientes com alopecia areata ou cicatricial, esses medicamentos modulam o sistema imunológico para reduzir a inflamação. Por serem aplicados diretamente no local, a ação é mais rápida e intensa. Em geral, é necessária mais de uma aplicação e os intervalos entre elas variam de 15 a 30 dias, podendo ser associada a outros procedimentos anti-inflamatórios.

Corticoterapia-intralesional-1024x683.jpg
microagulhamento-capilar-simone-asfora.jpeg

Microagulhamento

O que o Microagulhamento faz no couro cabeludo? O microagulhamento capilar é realizado por meio de microperfurações no couro cabeludo com finas agulhas metálicas, com o objetivo de induzir o crescimento dos fios, através de dois mecanismos:

  • Aumento da entrega da medicação, que é aplicada após o procedimento - processo chamado de Drug Delivery

  • Liberação de fatores de crescimento que são bioestimuladores naturais.

 

 O número de sessões varia conforme o estágio da alopecia/calvície e o intervalo entre as sessões é de 30 dias

Agende uma consulta

e vamos descobrir juntos o tratamento que vai devolver a saúde dos seus cabelos.

bottom of page